Preloader

Obras emblemáticas com impressão digital em vidro tornam-se cartões postais

Obras emblemáticas com impressão digital em vidro tornam-se cartões postais

 

Fachadas de vidro com impressão digital cria efeitos surpreendente em projetos oponentes que se destacam em seus locais de instalação, tornando-se referência e cartões postais das cidades. Um destes projetos é a colorida catedral na Nova Zelândia, com imagens religiosas impressas no vidros que formam um mosaico em diferentes cores. A fachada é composta por 49 painéis de vidro insulado 5+5mm.

 

 

Também formando um mosaico colorido com imagens impressão no vidro da fachada do Centro Acadêmico Carmel em Israel. O projeto do arquiteto Knafo Klimor forma uma caixa retangular de dois andares que contém salas de leitura, biblioteca e escritórios. Com design inovador, as 400 chapas de vidro receberam através do processo da impressão digital retratos de personalidades da cultura israelense. 

 

 

O New Parkland Hospital foi construído para substituir o Parkland Memorial Hospital, de 54 anos. O principal projeto de fachada de vidro é compor nomes dos colaboradores do projeto, organizados na forma de uma árvore e impressos digitalmente com tintas de cerâmica em vários níveis de opacidade para criar o design intrincado com os 885 painéis de vidro.

 

 

Outro emblemático projeto destaque em Meppel, localizada no nordeste dos Países Baixos, é o Education Park Ezinge, que possui fachada de vidro com arte digitalmente impressa "Beacon of Light", que trouxe cores brilhantes e bloqueio de luz ao edifício. As imagens, compostas de cores laranja, rosa e amarelo saturadas marcantes e claras foram usadas para falar sobre o papel fundamental que a criatividade e a imaginação que desempenham na visão de educação da escola. 

 

Através da técnica de impressão digital em vidro podem impressos ao vidro grafismos, estampas, logotipos e até imagens exclusivas criadas na tela de um computador. As opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam madeira, areia, tecido, pedras e mármore. A qualidade de impressão é muito superior, podendo imprimir com resolução de até 360 dpis, o que não é alcançado em nenhuma outra técnica. 

 

A impressão digital consiste na reprodução das imagens no vidro, que imediatamente passa por um processo de têmpera, sendo aquecido e resfriado, fixando a tinta. O esmalte assim é queimado e vitrificado à temperatura de 600°C. A impressão é feita com tinta cerâmica e por todo seu processo de produção não perde sua tonalidade com a incidência solar, porque a cerâmica se funde ao vidro com a ação do calor, sendo ideal para ser utilizada em fachadas.

 

 

Posts