Preloader

Impressão digital em vidro x serigrafia e pintura

 

Utilizado especialmente em móveis, portas de armários, tampos de mesa, revestimentos de parede e até em fachadas, os vidros coloridos e desenhados proporcionam maior facilidade de limpeza em relação a outros materiais e traz um visual mais descontraído e sofisticado ao mesmo tempo.

 

Eliminam alguns tipos de manutenção, como no caso de paredes que precisam ser repintadas e azulejos que acabam tendo o rejunte danificado mais rapidamente. Podem ainda substituir materiais com texturas diversas, como madeira e pedra, sendo que o vidro possui uma manutenção mais fácil e durabilidade maior.

 

Existem basicamente três técnicas para personalizar vidros e trazer mais cor ao ambiente: pintura a frio, serigrafia e impressão digital em vidro. Na pintura a frio, como o próprio nome diz é feita uma pintura com a tinta a temperatura ambiente em uma das faces do vidro.

 

Esta é a técnica mais simples com menor durabilidade, já que a pintura pode ser danificada com atritos e demais condições a que de expõe. Também limita a aplicação, que só poderá ser aproveitada em uma das faces do vidro, podendo ser ideal para revestimento de móveis e paredes.

 

Para divisórias, fachadas, portas e janelas, em que serão usadas ambas as faces, a técnica não é adequada. Neste caso, há outras duas opções, que são a serigrafia e a impressão digital em vidro, pois em ambas as técnicas a tinta é fundida ao vidro deixando as duas faces pintadas com qualidade visual. 

 

Na serigrafia a placa de vidro recebe uma pintura de desenhos ou cores por meio de uma tinta especial, o esmalte cerâmico, também conhecido como esmalte vitrificável. O esmalte cerâmico é uma combinação de frita (elemento vítreo) e pigmentos inorgânicos à base de óxidos, estabilizados em alta temperatura. 

 

 

Na sequência o vidro passa para um forno de têmpera, quando ocorre a fusão da tinta com o vidro, a uma temperatura que chega a cerca de 700 graus. O vidro derrete por inteiro e a camada de vidro com a tinta é de 1,5mm. O tratamento térmico resulta em uma impressão com grande resistência a riscos e manchas de gordura. O vidro serigrafado não risca e a tinta não sai. 

 

Entretanto, há uma tecnologia ainda mais avançada que permite uma maior variedade de imagens e texturas com maior qualidade de resolução e precisão, além de proporcionar uma durabilidade maior. É a impressão digital em vidro. 

 

A alta tecnologia da impressão digital em vidro permite a escolha de uma infinidade de recursos artísticos, como imagens tiradas fotos, livros e quadros, reproduzidas com perfeição e alta qualidade de resolução. Podem ser impressas ao vidro grafismos, estampas, logotipos e até imagens exclusivas criadas na tela de um computador. 

 

impressão digital em vidro

 

A impressão digital permite imprimir fotos, desenhos e composições de artes em alta definição no vidro, em uma qualidade de impressão com resolução de até 360 dpis, o que não é alcançado em nenhuma outra técnica. As opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam madeira, areia, tecido, pedras e mármore. 

 

Podem ser criadas imagens exclusivas, o que não é possível nas outras técnicas. Geralmente o designer cria para os clientes, ou se este não tem o designer nós pedimos ao nosso que crie a imagem de acordo com o que o cliente quer. Os efeitos que a impressão digital no vidro pode realizar são: degradê, opacidade da arte, entre outros. São infinitas possibilidades de cores.

 

 

 

Posts