Preloader

Impressão digital em vidro cria efeitos incríveis em projetos arquitetônicos

O vidro float, mais conhecido como vidro comum, está ganhando aplicações mais sofisticadas e versáteis. Hoje, através da inovadora impressora de tinta cerâmica é possível imprimir em alta resolução imagens, cores ou desenhos direto do computador para o vidro, em diversos tamanhos. O processo de impressão permite aplicar de quatro a seis cores simultaneamente, a partir de um arquivo digital. As fachadas dos edifícios têm recebido o vidro com impressão digital como elemento de diferenciação entre os projetos.

Além do design moderno e totalmente personalizado, a impressão digital em vidro vem ganhando espaço no setor arquitetônico também pela durabilidade que as chapas oferecem. Depois de receberem as ilustrações, o vidro passa por um processo de tempera para que as cores fiquem impregnadas definitivamente no material, com alta resistência, inclusive à abrasão. Veja algumas fachadas de edifícios que foram transformadas com a tecnologia de
impressão digital em vidro:


 

Centro estudantil da Universidade de Ryerson

 

Centro estudantil da Universidade de Ryerson

 

Centro estudantil da Universidade de Ryerson

 

Abrangendo 14.200 metros quadrados e subindo oito níveis, o centro estudantil Lernin Centre (SLC) fica localizado na cidade de Toronto, no Canadá e pertence ao campus urbano da Universidade Ryerson. O escritório Snøhetta, responsável pela obra, optou por uma fachada de vidro totalmente personalizada com a tecnologia de impressão digital em vidro. A estrutura de concreto é revestida em vidro fritado impresso digitalmente, o que minimiza o ganho de calor solar e resulta em condições de luz variáveis ??dentro do edifício. O padrão da fachada, consistindo de formas assimétricas, destina-se a enquadrar as vistas da cidade. O edifício também estabelece uma identidade para a universidade e a conecta melhor com a paisagem urbana.
 

 



Galeria de arte na China

 

Galeria de arte na China

 

 

Galeria de arte na China

 

A visão do arquiteto para a parede de cortina da galeria era que ela se fundisse com a natureza que cercava o prédio. O resultado é um vidro altamente transparente com um padrão de pontos brancos, e quando o vidro impresso é visto à distância, o padrão se mistura para formar imagens de árvores. 

 

 

 

Museu Nacional de Rock e Música Pop da Noruega

 

 

 

Uma antiga fábrica convertida é coberta por um enorme telhado em forma de caixa, construído com centenas de painéis de vidro impressos digitalmente com as capas de álbuns de música noruegueses. As imagens de álbuns foto realistas foram otimizadas para a impressão digital em vidro. Retro iluminado por mais de 14.000 luzes LED em várias cores, as cores do álbum mudam constantemente, criando um efeito incrível e uma experiência inesquecível.

 

 

Centro Acadêmico Carmel em Israel

 

Centro Acadêmico Carmel em Israel

 

O Centro Acadêmico Carmel foi construído a partir de um antigo armazém portuário em Haifa. Os arquitetos Knafo Klimor, que são conhecidos por sua abordagem à arquitetura sustentável, decidiram usar a velha caixa retangular e envolvê-la em dois andares, que contêm salas de leitura, biblioteca e escritórios. Com design inovador, as chapas de vidro receberam através do processo da impressão digital, retratos de personalidades da cultura israelense.

 

 

Hospital Harlem em Nova York

 

Hospital Harlem em Nova York

 

Hospital Harlem em Nova York

 

Como parte de uma grande reforma desse hospital histórico fundado em 1887, a HOK achou vital trazer a história e o charme do hospital para a comunidade em geral. Sua ideia de criar uma enorme fachada de vidro representando murais icônicos de dentro do hospital poderia ser implementada apenas de uma maneira: com a impressão de vidro digital. A fachada colorida de 429 painéis de vidro reproduz fielmente as cores e o estilo da arte e cultura Harlem.

 

 

Centro de Vida e Cuidado na Holanda

 

Centro de Vida e Cuidado na Holanda

 

Os principais requisitos do projeto do Centro de Vida e Cuidados De Bloemschevaert eram que ele tinha que se conectar à arquitetura dos edifícios históricos ao redor e do exterior para não aparecer como uma instalação de vida assistida. Usando a impressão digital em vidro, a Steinfort atendeu a esses requisitos. Eles usaram fotografias do edifício histórico da prefeitura e as reproduziram na fachada de vidro. 

 

 

Consórcio Melinda na Itália

 

Consórcio Melinda na Itália

 

 

Consórcio Melinda na Itália

 

A imagem foto realista das maçãs, o produto cultivado e comercializado pelo Consórcio de Melinda, foi impresso digitalmente com tintas de cerâmica no vidro da fachada do edifício da empresa. As chapas de vidro oferecem extrema durabilidade à exposição, intemperismo e raios UV.

 

Personalize seus projetos com a inovadora tecnologia de impressão digital em vidro, e transforme completamente fachadas, móveis, envidraçamento de sacada entre outras infinitas possibilidades. Entre em contato com Impressão Digital em Vidro e tira seu projeto do papel.

Posts