Preloader

Como é feita a impressão digital em vidro?

 

São inúmeros os processos hoje empregados na transformação do vidro float em material decorativo e personalizado. Uma das mais sofisticadas é a impressão digital em vidro, uma solução versátil com uma ampla gama de aplicações. A alta tecnologia da impressão digital em vidro permite a escolha de uma infinidade de recursos artísticos, como imagens tiradas fotos, livros e quadros, reproduzidas com perfeição e alta qualidade de resolução.

 

Podem ser impressas ao vidro grafismos, estampas, logotipos e até imagens exclusivas criadas na tela de um computador. As opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam madeira, areia, tecido, pedras e mármore. A qualidade de impressão é muito superior, podendo imprimir com resolução de até 360 dpis, o que não é alcançado em nenhuma outra técnica.

 

Impressão digital em vidro

 

A impressão digital em vidro pode ser feita nos mais variados tamanhos e tipos de vidros, em superfícies que vão de pequenos detalhes decorativos a grandes fachadas. O maior índice de aplicação dos vidros com impressão digital está na construção civil. Pelo seu alto nível de qualidade e resolução das imagens, a impressão digital é voltada para peças únicas e especiais para projetos personalizados.

 

A impressão digital consiste na reprodução das imagens no vidro, que imediatamente passa por um processo de têmpera, sendo aquecido e resfriado, fixando a tinta. O esmalte assim é queimado e vitrificado à temperatura de 600°C. O processo de impressão digital em vidro se difere da serigrafia, que trabalha com uma matriz no qual é gravada a imagem a ser impressa no vidro, porque com a impressão digital, é possível reproduzir uma imagem diretamente do arquivo eletrônico para o vidro, independentemente da quantidade de cores e tonalidades.  

 

A impressão é feita com tinta cerâmica e por todo seu processo de produção não perde sua tonalidade com a incidência solar, porque a cerâmica se funde ao vidro com a ação do calor. A impressão tem alta durabilidade, podendo permanecer intacta por mais de 50 anos. O esmalte vitrificável não desbota ou perde as cores com o passar do tempo, como acontece com os vidros decorados com tinta a frio.

 

Impressão digital em vidro

 

A impressão digital em vidro proporciona resistência à ação do tempo, inclusive chuvas ácidas, e à exposição aos raios UV do sol. Existem exemplos de prédios inteiros onde mesmo a aplicação do esmalte sendo feita na face externa, não na interna como recomendado, as imagens impressas no vidro não tiveram nenhuma alteração de coloração após vários anos em contato com a chuva e o sol.

 

Podem ser feitas fachadas inteiras, vidros jumbos, laminado e insulado. Temperados eles já são pelo próprio processo, criando assim vidros muito resistentes. Tudo isso já é possível de ser executado no Brasil com exclusividade da Impressão Digital em Vidro, através de um sistema de impressão israelense de alta tecnologia.

 

 

 

Posts